sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Clientes versus funcionários.

No mercado de trabalho a área de vendas é o que mais cresce, para atender lojas, de confecções, calçados, utilidades, veículos automotivos, materiais para construção, restaurantes, cafés e etc... E esse mercado exige uma boa preparação por parte do empregado, desde o funcionário da limpeza até o dono da loja. A pergunta é: Por que? E a resposta é simples. -Porque você precisa de clientes.
Para obter esses clientes, é necessário o local de compras, com produtos de boa qualidade, e claro, alguem que possa atender a ele. E é justamente aí que entra o trabalho do funcionário da empresa, pois ele deve causar uma boa impressão para que esse cliente não compre apenas uma vez, mas, várias vezes.
Atualmente tem um impasse entre "Clientes exigentes versus Bons Funcionários".
No que realmente o cliente está exigente?
Como é o bom funcionário?
De que maneira você pode saber quem é o cliente em potencial?
Seguramente que você não tem uma bola de cristal, e muito menos é adivinho, mas existe uma maneira mais eficaz de se ter um cliente em potencial. Tratando o bem, sem importar a idade, sexo, cor ou nível social. Você não só estará conquistando um cliente, mas um amigo, que traz amigos, e amigos que trazem os amigos.
É satisfatório para ambos os lados, tanto para o cliente quanto para a empresa. Mas ultimamente parte do corpo da empresa tem demonstrando um comportamento estranho. Para ser mas clara, estou falando justamente dos atendentes.
Exemplo:
Um dia uma colega de curso saiu as pressas com o marido de carro, ele a deixou no centro para comprar umas roupas e sandálias para ela e para a filha, não demorou muito para que começasse a chover, entrou em uma loja de calçados, esta, uma das mais indicada no ramo de calçados em Ariquemes. Não tinha muita gente na loja, mas ninguém foi atender, avistando uma vendedora minha colega parcialmente molhada, se dirigiu até ela, mas a mesma a ignorou e fugiu. A sensação da minha colega foi de constrangimento, pois, dúvidas pairavam sobre ela. Será que era por que ela estava molhada e de chinelo de dedo?
Outra situação aconteceu com a minha mãe, geralmente anda de chinelo de dedo, bermuda e camiseta, ao adentrar em uma loja os vendedores ficaram olhando de lonje, como eu já tinha passado por uma situação em que fui ignorada, puxei ela pelo braço e levei a outra loja.
Eu não gosto muito de fazer compras em Porto Velho, raramente você encontra um bom tratamento nas lojas. Lembro que certa vez, estava pesquisando preço de vestido longo, ao passar em frente a vitrine de uma loja eu parei totalmente, o vestido era lindo, então entrei, ciente de como funcionava ali, fui até uma das vendedoras, está me perguntou num tom desagradável; "O que você quer?"
Eu fiquei pasma, não acreditei no que tinha acabado de ouvir, simplismente respondi; "Eu queria, não quero mais."- Virei as costas e saí.
Até hoje me lembro de que a única vez que fiz uma boa venda, considerando o fato de que era vendedora novata, para mim aquilo foi uma super venda. Certo dia chegou um senhor, de pargata, camisa e calças velhas, as unhas e os dedos com um pouco de terra, e mãos calejadas, todos os outros vendedores correram daquele homem, mas eu desci eu fui atendê- lo então ele me pediu pra indicar uma moto, procurei saber para que ele utilizaria, como era de se esperar ele queria uma moto para o trabalho no sítio, indiquei a ele duas motos, que poderiam tanto ser usados no serviço como para passeio. Ele tirou do bolso um bolo de dinheiro dizendo que queria fazer um financiamento, e me pediu todas as orientações, ali tinha o suficiente pra pagar quase o valor inteiro da moto, infelizmente eu não tinha autorização para fazer o financiamento e fui obrigada a passar a venda para um interno, fiquei fula da cara, apesar de ter recebido a comissão eu tinha uma cota de vendas a cumprir, mas somente consórcio. No mês seguinte aquele senhor retornou a loja para quitar de vez o valor da moto, então ele disse que voltaria para adquirir uma outra moto para a filha dele. Como eu era vendedora externa e trabalhava sempre na rua, acabei perdendo a venda, pois disseram a ele que eu não trabalhava mais lá.
Comportamentos como esses, de ignorar, fazer com que uma pessoa se sinta humilhada por causa das suas vestes, ou calçado podem levar a empresa perder um um ótimo cliente. Vale lembrar que a propaganda de boca a boca pode reforçar ou desmentir aquela propaganda que passa na televisão ou no rádio.
Talvez seja necessário que a empresa faça uma capacitação, ou reciclagem de seus funcionários, em um mercado tão cheio de possibilidades, deve haver também oportunidades para que as pessoas que trabalham com outras pessoas possam ter um momento para relaxar, tenha uma boa saúde física e mental. Gerar lucros é importante, mas uma empresa é levada mais a sério quando o seu corpo de funcionários não fica mudando o tempo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário