quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Emprego bom ou salário bom?


Alguma vez você já imaginou poder ganhar 11.420 reais por mês? E o que você acharia de 16.512 reais? Se além do salário, você recebesse o 13º, 14º e um 15º ! E não para por aí. Fora o seu salário mensal e o 15º você ainda pudesse ter um, auxílio a moradia, um vale saúde digno de clínicas especializadas, tratamentos odontológicos e também, ajuda com o seu meio de transporte. Incluindo despesas de viagens, combustível para o seu carro, segurança, passagens aéreas, assinatura de jornais e revistas, telefone, gráficas, correios, consultoria... opa! consultoria? - Sim. Consultoria, mas calmaí que já estamos chegando lá.
Ou seja, imagine você tendo a sua disposição e de sua família um pacote completo de benefícios pessoais. Seria maravilhoso não é mesmo? Um sonho realizado, talvez você não precisaria mais se preocupar todo o final de mês com aquela conta de energia, ou da internet, ou com a moto que está quase sem combustível e seus pneus carecas, você poderia comprar uma cartela de danoninho para seu filho ou filhos a cada semana, a esposa poderia ir ao cabeleireiro, manicure pedicure, spá a cada três meses, o esposo poderia comprar aquele carro tão sonhado, o X-box, um bar para colocar dentro de casa... Certo, certo. Agora vamos parar de sonhar.
Tudo o que foi colocado nos parágrafos acima é uma realidade, sonho para uns, pesadelo para outros, depende muito do ponto de vista.
Lembra dos 11.420 reais? Esse é o salário do presidente da república no Brasil. Ele pode escolher morar no Palácio da Alvorada ou na Granja do Torto que apesar do nome, de granja não tem nada. As compras de alimentação do presidente e os gastos de domicílio são custeados pelo estado.
Já os senadores e deputados recebem 16.512 reais, e além dos benefícios já citados, os deputados têm direito de contratar até 25 assessores, com custo total de 60 mil reais, e ainda recebem cotas mensais que podem chegar a 34 mil reais para os custos de escritório político (aluguel, telefone, serviços postais...). Podem escolher se aderem o plano de servidores da Casa ou, pedir o reembolso de serviços particulares, sem limite de valor. Os senadores tem uma indenização de 15 mil por mês para manter o escritório, tem a disposição verbas específicas para viagens de avião, gráficas, consultoria e etc. Também, sem limites de gasto tanto para ele quanto para seus dependentes, com direito a uma verba de 26 mil reais para despesas odontológicas e psicoterápicas.
Com base nos dados de pesquisa realizada pela Catho Online o salário do presidente equivale a de um profissional com curso de MBA (master in business administration), traduzindo, um Especialista em Administração, em cargo de gerência. O salário dos parlamentares equivale a de um pós graduado e com especialização em cargo de diretoria.
Em entrevista com a revista VEJA o Sociólogo Humberto Dantas, doutor em ciências políticas pela Univerdade de São Paulo diz que a remuneração de um presidente é razoável diante das responsabilidade do cargo.
-“Ser presidente pode ser algo excelente, mas é também uma atividade que exige sacrifícios e dedicação integral”.
-“Se um executivo do mercado tivesse tantas responsabilidades quanto tem um presidente da República, 80.000 reais seriam pouco para ele.”, Mas e sempre é necessário lembrar: a carreira política tem como objetivo, na essência, servir à população, não enriquecer – por mais que alguns insistam em usá-la para isso.
Dantas faz uma observação sobre a estrutura que cerca os congressistas, e diz ser um exagero.
-“É uma estrutura inchada, que atende quase que somente a interesses eleitorais, para dar publicidade à ação e à figura do parlamentar e, em última instância, reelegê-lo”
-“Os assessores contratados trabalham como cabos eleitorais e há pagamento de favores com verbas oficiais, o que não parece a forma mais correta de fazer política.”

Ao todo, são 513 deputados e 81 senadores integrantes do Congresso, o que dificulta e muito o trabalho de fiscalização dos recursos que são disponibilizados.
Ou seja, a vida do político é totalmente diferente se comparada a de um trabalhador comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário