quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Inversões.

Hoje foi um dia muito interessante, um pouco estranho, mas, interessante. Um fenômeno maravilhoso conhecido como Halo Solar apareceu em algumas cidades do estado de Rondônia, bem segundo alguns estudos, o anel colorido visto em redor do Sol, prenuncia frio ou tempestades. Esse fenômeno é mais comum nas noites de lua cheia, quando está prestes a chover.
Algumas pessoas ficaram assustadas, pudera, tem uma promessa de que em 2012 o mundo pode acabar, e muitos evangélicos anunciam a volta de Jesus, segundo a bíblia, ninguém jamais saberá realmente o dia em que o Jesus voltará - "Esteja Preparado, Se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá. S. Mat. 24:43 e 44."
Inclusive o apresentador de um programa de Rondônia, deixou o assunto um pouco humorado, ao ver os comentários sobre pessoas assustadas, claro que não é nada demais, aliás o fenômeno é tão bonito. No início da semana um astrólogo falou sobre o assunto do fim dos tempos, por causa de uma colisão que a terra poderá sofrer. Como o próprio astrólogo explicou, e que de fato pode ser constatado, o mundo acaba para aqueles que partem dessa vida, e o fato de o mundo acabar em 2012 pode apenas ser uma nova fase, uma transição.
Bem, mas não é disso que quero falar realmente.
Eu sou uma entre tantas pessoas que acredita que, a música, o esporte pode ser uma fuga, um caminho a ser trilhado longe das drogas e da marginalidade, já vi acontecer.
Quando eu trabalhava em uma rádio web, fiz a seguinte pergunta a um jornalista o qual respeito muito. Digamos que, ele tem uma parcelinha de culpa de eu ter gosto pelo mundo da comunicação. A pergunta foi mais ou menos assim: O que você acha de ter aulas de música nas escolas públicas? - Em resposta ele disse: - Acredito que deveria sim ter estudos sobre música nas escolas, isso poderia influenciar na vida das crianças e adolescentes, para que cresçam homens e mulheres de bem. Quem sabe poderíamos ver os Mozart's e Villa Lobos dos nossos tempos... Foi mais ou menos isso, eu não lembro bem, afinal essa conversa tem três anos, e o trabalho numa rádio web em que você está o tempo todo interagindo, conversando com ouvintes atendendo pedidos, é meio complicado lembrar de tudo.
Eu sempre tive gosto pela música, meu sonho era poder estudar música, tanto que fiz aulas de técnicas vocais, e violão, mas esse último não me interessou muito. Me identifiquei tanto com trabalhos com voz, que acredito que isso tenha sido a causa de eu ter amado trabalhar como locutora, apesar da remuneração não ser lá muito boa. Um dia me fizeram uma proposta, para ir trabalhar dando aula de canto em uma escola, eu topei, até porque o proprietário vendeu ela pra um incompetente, e ela faliu de vez. Nessa escola eu descobri que estava vindo um curso superior de música, na hora eu vibrei de alegria e tristeza ao mesmo tempo. Um curso de música, quem poderia imaginar, mas eu não tinha a mínima noção de partitura, tão pouco tocava algum instrumento, mas era aquele o momento, a chance de poder estudar música. Vou tentar, por que não? Cheguei em casa feliz da vida e contei para minha mãe sobre o curso, ela disse que Deus estava me dando um presente, e que era pra agarrar com vontade. Acontece que depois novamente eu fiquei feliz e decepcionada, porque o curso não era bacharelado, e sim Licenciatura, ou seja para formar professores de música, até previ a raiva que poderia passar. Fiz o vestibular e fui classificada, e mesmo assim continuei num misto de felicidade e decepção. Com o tempo eu fui aprendendo a respeitar o curso, aprendi tanta coisa, que jamais pensei que fosse aprender, eu comecei a olhar para a Música de uma maneira diferente, respeitar o esporte, a opinião das pessoas sobre determinados assuntos, embora nem sempre concorde. Aquilo era realmente algo de Deus, porque as pessoas envolvidas com a música eram pessoas diferentes, pessoas do bem, lutadoras e vencedoras, por mais difícil que estivesse a situação. Eu estava fascinada com tudo isso.
Mas, algumas coisas foram acontecendo, que me feriram, me desiludiram, me oprimiram... Começando pelo lugar de onde eu jamais esperaria sofrer decepções e acusações, no templo, conhecida como Igreja, é uma história muito longa e chata. A outra foi descobrir, que aquilo que eu acreditava que poderia manter as pessoas longe da marginalidade e das drogas, na verdade poderia mante-las mais perto.
Temos o caso de Bruno Fernandes das Dores de Souza, conhecido como goleiro Bruno, o cara é um dos ícones do futebol, nascido no seio de uma família pobre, criado na periferia, tinha um sonho grande de jogar futebol, com esforço ele conseguiu, mas agora sua vida se resume a nada. Carrega uma acusação de assassinato, prática de orgias, e usuário de drogas.
Cazuza, um revolucionário da música brasileira, um rapaz que tinha tudo para que sua estrela brilhasse cada vez mais, mas a boemia e as drogas o colocou no fundo de uma cova.
Renato Russo, ahhhh Renato Russo, quem nunca ouviu falar? Suas músicas estão vivas, como se o próprio estivesse vivo, mas em vida estava morto, era soro positivo, usuário de drogas e bebida alcoólica...
Então me fiz a seguinte pergunta: Se a música é um meio de afastar as pessoas da marginalidade e das drogas, então por que esses grandes pensadores, compositores, considerados heróis da música ou do esporte acabaram com suas vidas exatamente nas drogas? E a única resposta mais óbvia que encontrei foi a seguinte.
Todo remédio deve ser tomado moderadamente, e de acordo com orientações, caso seja consumido de forma exagerada, pode causar danos irreparáveis, até mesmo a morte.
Se alguém tiver algo diferente para me explicar, ou corrigir, por favor falem ou escrevam.

Um comentário:

  1. interessante,pq a fuga acaba sendo a prisão?
    ei desce mais, existe um contexto histórico politico e economico que roda e gira na cabeça desses icones da musica,sim, concordo que não devia ser assim, mas veja bem, qundo chegamos num nivel de informação muito além dos outros seres e nada do que dissermos vai transformar essa realidade desmacarada por nós a pressão aprisiona muito mais que a musica e o esporte liberta...beijos adorei o blog!!

    ResponderExcluir