sábado, 13 de novembro de 2010

Realidade Nua e Crua

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem gerado muita polêmica, por causa das falhas detectadas nas provas.
A imagem retrata um protesto realizado por estudantes na praça da Cinelândia , no centro do Rio de Janeiro, nessa sexta-feira (12), manifestações como essa foram acompanhadas em outras partes do país.
Resumindo os capítulos anteriores, além das críticas de todos os lados, protestos por parte de estudantes, um risco de anulação da prova, houve um pedido para a demissão de Fernando Haddad atual ministro da Educação, pedido esse feito por Paulo Bornhausen líder do DEM.
Mas entre um problema e outro, a imagen acima me chamou a anteção por um detalhe. Um cartaz branco escrito "Estudante Não é cobaia!!!". O destaque á palavra "não", me trouxe uma reflexão sobre o papel de estudante e também do professor. Apesar da indignação expressada, e com razão, podemos chegar a conclusão de que, estudante é, e sempre foi cobaia, desde que o mundo passou se modernizar. Enquanto nós, na condição de alunos estamos dentro da sala aula, estudando os conteúdos, do outro lado estão pedagogos, doutores em educação, estudando um modo de transmitir esses conteúdos, e de atualiza- los. Nessa nova era, em que a tecnologia influencia na vida das pessoas inclusive do sujeito chamado estudante, é importante que o corpo docente esteja preparado para atender as novas exigências. E para que isso aconteça, muitas experiências são realizadas a fim de concluir mais uma etapa do método de ensino, o qual está sempre em transformação. Provas como a do ENEM são realizadas para testar não só o aprendizado do aluno, mas, também o método de ensino.
Ou seja, estamos andando constantemente no labirinto do ensino, passando por vários níveis, só corre na rodinha quem pensa que a conta se resume em 2+2.

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