quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Amigos amigos, Fogos de Artifício a parte.


É fim de ano, tem festa para todos os lados. Na casa dos amigos, com os parentes, no clube, na boate, na igreja... enfim, lugar para passar o natal e ano novo não faltam. Mas antes que você enxa a sua casa de gente ou saia, preste atenção naquela criaturinha que cuida de você, que te dá carinho incondicional, e mesmo que por vezes você não dê o mínimo de atenção, ele está ali.
Estou falando do seu animalzinho de estimação, o seu cachorro e até seu gato. Como sabemos, esses animais possuem ouvidos sensíveis, ouvem muito melhor que nós seres humanos, então, o que para você é diversão, para eles pode ser uma tortura. Exemplo disso, são os fogos de artifícios.
É muito comum que nessa época do ano, os animais fujam de casa, ou se percam de seus donos. Pelo simples fato de terem ouvidos sensíveis, os cachorros e gatos se assustam com o barulho dos Fogos, o que pode fazer com que eles tenham ataques cardíacos, e podem leva-los á morte, correm risco de morrer enforcados, caso estejam na coleira, que se machuquem em alguma briga com os outros animais da casa, ou que ataquem os seus próprios donos.
Para evitar uma série de complicações, e que sua casa esteja em harmonia tanto para você como para seu animal siga algumas orientações;
- Deixe seu animal tranquilo e seguro, evitando ambientes barulhentos e conturbados;
- Acomode seu animal em algum lugar que tenha iluminação e se possível um rádio por perto, para que ele não venha se assustar com o barulho dos fogos;
- No caso de filhotes coloque algodões em seus ouvidos e os acomode em algum lugar confortável e longe do barulho;
- Evite colocar coleira no seu cachorro, com o susto ele pode tentar correr se enrolar e acabar se enforcando;
- Dê alimentos leves para seu animal, pois o pânico pode provocar distúrbios digestivos;
- Deixe seu animal de estimação em algum lugar com pouco barulho, se possível, nenhum.

Boas Festas para todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário