quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

E os ciclistas?


Só este mês, dois acidentes envolvendo ciclistas foram destaques na programação local em Ariquemes, e estadual(Rondônia). Claro que não se descarta a possibilidade de que tenha acontecido outros no município ou no estado. A diferença entre os dois, é que, apenas um sobreviveu.
Uma das câmeras de segurança do transito de Ariquemes, registrou um dos momentos, em que o sinal estava vermelho, todos os veículos pararam, mas, uma moça ignorou e atravessou, a moto que vinha na avenida principal acabou colidindo com a ciclista, na tentativa de desviar para não bater mais forte o motociclista acabou batendo contra um poste.
Na outra situação, um senhor de idade atravessou em uma rotatória, nesse exato momento um caminhão que passava por ali acabou batendo, infelizmente este não teve escapatória e morreu no local. O motorista do caminhão foi localizado num trecho da BR 364 próximo a saída da cidade, na delegacia, alegou não ter visto o ciclista, por isso não parou.
Esses não foram os primeiros acidentes, todavia, na maior parte deles os maiores responsáveis são os próprios ciclistas, que também, batem o recorde de infração no trânsito.
É comum ver nas ruas e avenidas, ciclistas atravessando a faixa de pedestre pedalando a bicicleta, ou então, furando o sinal vermelho.
Devemos nos lembrar que a bicicleta é um veículo a tração humana, portanto também é necessário respeitar as leis do trânsito. O ciclista tem um privilégio na faixa de pedestre que qualquer outro não tem, ele pode descer do seu veículo e atravessar normalmente.
Quem gosta de andar pela rua, em plena semana com um capacete, cotoveleira, joelheira e luva? Niguém, nem eu. Mas são medidas de segurança, e muitas delas não deveriam ser ignoradas como por exemplo;
- O espelho retrovisor do lado esquerdo, ja que é preciso se manter sempre a margem direita da rua e/ou avenida, procure estar a vista do motoristas de carros e caminhões, ja que para os veículos de porte maior é difícil a visualização de veículos menores;
- Fique atento no trânsito, um simples descuido e um acidente pode ocorrer, por isso evite se distrair, olhando a paisagem ou com aparelhos de áudio em volume alto;
- Verifique sempre os freios da sua bike, você mais que ninguém corre um sério risco de vida;
- Mantenha os refletores sempre limpos, pois, algumas ruas não possuem iluminação, ou a energia pode cair;
- Evite ficar olhando para trás, atenção com o que vem a sua frente, só olhe se for realmente necessário;
- Cuidado ao entrar com tudo em cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamento;
- Não ande muito próximo ao meio fio;
- Como qualquer outro veículo, jamais ande na contramão;
- Não corra em pistas molhadas, e cuidado com os diferentes pisos e suas aderências;
- Respeite o pedestre, afinal, você também é um;
- Embora eu não concorde muito que tenha animais perambulando pelas ruas, mas é provável que se encontre, tome cuidado, animais tem reações inesperadas, portanto, evite assusta-los, assim você não o machucará e nem a si mesmo.

Neste link você pode conferir o código de trânsito brasileiro com regras relativas as bicicletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário