sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Quanto vale um bigode?


Não sei quantas vezes a minha mãe já me contou sobre a história do bigode e sua importância á alguns aninhos (to sendo generosa nos "aninhos"). Mas, depois de um tempinho observando o meu avô quando ele faz alguns negócios, sinto cada vez mais a presença do passado. Os ''Mir conto de réis", entretantas palavras que ainda fazem parte do seu vocabulário, me levaram a uma curiosidade interessante.
Ainda firme no gauchês (leia se - soutaque sulista), meu avô me conta sobre o valor que tinha um fio de bigode. Dele, poderia depender um pedaço de terra, sacos de arroz, uma casa, bois e o mais importante, a honra. Um fiozinho de bigode, era como um contrato, uma nota promissória, era uma garantia de que a palavra era cumprida ao pé da letra, sem tirar e nem colocar. Em tom de decepção ele disse, que "hoje em dia nem mesmo com a impressão digital, com pacto de sangue ou ação judicial, as pessoas respeitam seus compromissos".
Além da honra, o bigode representava competência, segurança, independência, sofisticação e sucesso. Não era atoa que muitos coronéis, capatazes, políticos entre outros, usavam bigodes, para provar que tinha capacidade de desempenhar seu papel, e serem influentes na sociedade.
Logo depois, bigode passou a ser considerado coisa de galã de novela ou de ator de cinema. Atualmente ele pode ser usado para dar um toque diferente no visual, ou agradar ou não uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário