sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Tome mais um gole...

E pra quem pensava que o truque de embebedar uma pessoa era só dos canalhas que queriam levar a mocinha pra cama, ou das "espertinhas" que queriam seduzir o rapaz para dar o golpe do Baú, tem mais história do que poderíamos imaginar.
Um artigo da revista Super Interessante, o assunto; Alcool.
Me chamou atenção algo que sempre me perguntei. Como as pessoas ingeriam alcool antigamente?
E não me surpreendi com a resposta. Nem mesmo a parte em que fala que, até as crianças ingeriam alcool em quantidades consideradas chocantes hoje em dia. Fiquei chocada sim, quando assisti alguns filmes, sobre a os romanos. Como eram terríveis, e nojentos.
O que me prendeu mesmo, foi saber que, desde de muito tempo as pessoas utilizavam a bebida não só para a diversão, mas para enganar aos outros. Manipular as pessoas. E como elas, possivelmente não tinham consciência de seus atos, a covardia em encarar a realidade frente, faziam com que elas recorressem ao alcool.
Exemplos; O pagamento dos trabalhadores que construíam as pirâmides de Gizé no Egito era, cinco litros de cerveja por dia. Acreditava -se que o alcool ajudaria a não deixar os trabalhadores cansados, e que aguentariam uma jornada puxadissima.
Ou seja, é quase igual ao que muitos cantores fazem, esquentam a garganta com alguma bebida para depois cantar a noite inteira. Acontece que não existe esquentar, e sim, anestesiar, então é quando se faz todo o tipo de esforço vocal sem nem perceber, e pensa que está tudo bem. A maioria de nós não temos o costume de ir ao Fonoaudiologo ou ao Otorrino, a não ser que se vá em algum médico e ele aconselhe que você procure um Urgentemente. Enfim, o resultado desse pequeno abuso, pode ser catastrofico, pelo menos alguns Edemas, ou úlceras e granulomas, até mesmo um câncer. Mas você não vai sentir isso na hora.
Continuando o assunto sobre bebidas alcoolicas,... a cerveja já tinha caído no gosto do povo, já não era uma exclusividade da elite, então migraram para o Vinho. Em roma o Vinho era produzido em grande escala, por causa das exportações, e tinha utilidade para os soldados quando saíam, como a de desinfetar a água, pelos lugares onde passavam, além disso descobriram também que poderiam vencer seu inimigo com a bebida, um verdadeiro presente de Grego, embora a la romanos. Eles chegavam no lugar alvo de sua conquista, e se faziam de amigos, oferecendo a bebida, como no dia seguinte estavam todos de ressaca, os romanos voltavam e os massacravam. Golpe baixo ou esperteza?
Claro que nem tudo são espinhos, mais tarde foi descoberto o lado bom do alcool.
No século XIV foi a salvação para os Belgas, pois a peste negra ja tinha tomado conta dos povos Europeus, matando 90% dos seus. Quando a peste chegou a Oudenburg o Abade local, obrigou todos a beber cerveja, assim resistiram a peste, e mais tarde o abade foi canonizado e virou Santo Arnoldo, o padroeiro da cerveja.
E nos dias de hoje não é diferente, a não ser pelo fato de que existe motores e muita velocidade, uma arma sobre rodas nas mãos dos pinguços. Cada ano que se passa, as descobertas a favor do alcool são super vantajosas, desde combustível á ajuda no tratamento de uma doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário