quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

3 x 4

Se eu pudesse, nunca faria uma foto 3x4. Parece uma coisa, você fica pior do que achava que ia ficar.
Senta no banquinho ou na cadeirinha, o fotógrafo mira bem, parece até que vai sair só o nariz na foto, e não sei se é por reflexo, mas meus olhos ja fecham antes de ouvir o tal barulhinho do flash, é preciso uma concentração para fazer com que eles permaneçam abertos.
E é incrível, toda vez que se vai fazer a foto, aparece algo de errado, você fica gripado, aparece umas bolsinhas nos olhos, aqueles roxinhos, o rosto incha, os olhos ou nariz ficam avermelhados, e se duvidar aparece até mesmo aquela falha na sombracelha, ainda mais porque não se pode rir, fazer um gracejo pra foto não ficar tão assustadora, dá impressão de que sua cara fica melhor quando você está acordando do que quando vai tirar a foto, enfim, é um incômodo mesmo.
O pior é que, a bendita fotinha é sempre necessária, em documentos da faculdade, carteirinhas, RG, e quando são colocadas nos cartões de identificação de funcionário, e pra piorar você tem que pendurar aquele treco no pescoço, e claro, você torce para ninguém reparar no bendito cartão.
Mas o que me deixa cismada mesmo é, quando você faz um curriculo e tem que colocar a tal fotinha e entregar na empresa. As vezes eles nem olham direito, só pegam, dizem que vão analisar e jogam na gaveta ao lado, e mais tarde vão para a lixeira, ou então são queimados.
É de dar um ódio. Você está louco atrás de emprego, e poder ganhar um dinheirinho, então pra arranjar o emprego, você precisa deixar currículos, e nos currículos, as fotinhas 3x4, e num é brincadeira, a cada quatro curriculos, você pode pagar até sete reais em fotos, pode não parecer grande coisa, mas, sete reais, você pode comprar um pacote de açúcar, pão, leite...
E passa o tempo, e nada, ninguém liga, mas pode ter certeza de que aquela sua fotinha ja foi para o lixo ou foi queimada, e foi mais um dinheiro jogado fora.
Alguns amigos meus morrem de vergonha de mostrar a indetidade, escondem o máximo que podem, a CNH então, nem se conta, se acontecer do policial parar o carro e pedir para mostrar a carteirinha, o fulano a tira e mostra colocando o dedo em cima da foto.
Eu só gostaria de saber, como faz pra poder acabar com essa idéia de foto 3x4, ou então fazer com que ela não fique tão assustadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário