sexta-feira, 1 de abril de 2011

É uma viagem.

Tudo começa no momento de decidir que vai viajar. Dia. Hora. Onde. Por que...
Você compra sua passagem, e pergunta qual o horário de saída, ou compra na hora, dependendo da situação. Então torce pra ficar longe do banheiro, alguns, têm medo de ficar nas primeiras... Vai que derepente o ônibus bate, os mais lascados serão justamente os da frente. No meu caso, já gosto de estar lá na frente, não interessa o número, desde que me dê uma vista privilegiada, para observar e admirar a paisagem.
Agora é hora de esperar... quase sempre o busão atrasa, uns 30 minutos mais ou menos, e tem sempre alguém fumando por perto, e não importa pra onde você corra, a maldita fumaça do cigarro te persegue, ainda mais quando você tem alergia, fica impregnado na sua roupa, cabelo...
O ônibus chega e começa o corre corre, empurra, de vez em quando um pequeno barraquinho só pra ser atendido primeiro que os outros. Depois de conferir as passagens, faltam os últimos preparos para partir, enquanto você está lá dentro procurando a poltrona, os funcionários estão conferindo e verificando se está tudo ok.
Finalmente o busão parte, e junto com a estrada vem a expectativa de chegar bem, pedindo a Deus proteção ao longo da viagem e que saia tudo certinho.
Mas parece uma coisa! A sua viagem começa a ficar realmente desagradável quando descobre que aquele ser que tava fumando lá fora, está sentado justamente do seu lado, as vezes nem precisa ser o tal fumante, mas tem o que senta, dorme, ronca, baba, joga o braço em você, te abraça, se deixar, até no colo deita. Outra situação pela qual passei, aliás, duas, uma delas estava no pinga-pinga e a moça estava tão cansada que encostou na janela, mas com os solavancos, ela veio pro meu lado, encostou a cabeça no meu braço e terminou deitada no meu colo, e assim seguimos. Já no outro caso, numa viagem a noite, o cara sentou do meu lado e ficava olhando pra mim, eu morrendo de sono, lutando pra ficar com os olhos abertos, num dos raros momentos em que peguei no sono, senti mão na minha perna, vinha se encostando, e ele acordado, virei de costas, piorou... já de saco cheio empurrei o fulano que quase o joguei pra fora da poltrona.
Enfim. A coisa fica mais feia ainda, se você estiver apertado, e o banheiro está fedendo mesmo, ou está cheio a todo momento...
Gente soltando gases dento do ônibus, menino gritando, um ser tagarela que ainda por cima tem uma voz estridente, o comilão, todo momento se ouve um "crock crock", o ar condicionado pifando, o busão quebrando, o motorista maluco que quase passa por cima dos outros carros, o folgado da poltrona ao lado, a senhora que insiste que a novela tal é melhor, o pessoal dos realitys que torcem pro fulano ou beltrano sair ou ganhar, as caixinhas de som que tocam brega, tecnobrega enxendo o saco a viagem toda, em alguns casos, a polícia federal pára pra fazer vistoria...
De vez em quando você se depara com situações engraçadas, ou irritantes... o que não impede umas boas gargalhadas depois que passa.
Você ainda terá muitas viagens a fazer... lá vamos nós denovo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário